Com a pandemia causada pelo novo coronavírus e a consequente suspensão das aulas e atividades presenciais, surgiu a necessidade de proporcionar aos estudantes de graduação em Geografia da PUC Minas um trabalho de campo em formato virtual a fim de suprir, ainda que parcialmente, a exigência curricular de atividades de campo. Para tanto, foram convidados discentes do Departamento de Geografia, especialmente, do PPGG-TIE PUC Minas para a elaboração desta atividade.

Com uma abordagem multiescalar, o trabalho de campo virtual à Brumadinho se inicia pela contextualização da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) seguido por um sobrevoo de introdução sobre a região onde está localizado o município. Dentro do município, foram escolhidos pontos de parada que pudessem ser explorados tratando-se das principais temáticas da ciência geográfica: urbanização, metropolização, rurbanização, impactos ambientais, aspectos biofísicos, conservação e preservação da natureza.

A proposta metodológica consistiu na seleção dos pontos, realizada de maneira criteriosa pela equipe organizadora com o apoio dos docentes do Departamento de Geografia. Esta seleção contou com o uso das plataformas Google Earth Web e Google My Maps para direcionar o percurso mais adequado a ser seguido. Após a definição dos pontos, foi realizado o levantamento de informações relevantes em fontes oficiais, sejam públicas ou privadas, desse modo, garantiu-se a qualidade das informações coletadas.

Para a criação do percurso animado do trabalho de campo virtual foi utilizada a plataforma Google Earth Studio e ayvri. Além disso, foi criado um blog com o intuito de alocar e sistematizar os links, tutoriais e indicações bibliográficas selecionadas pela equipe organizadora. 

Se a princípio, a ideia de um trabalho de campo virtual causa espanto a qualquer geógrafo(a), esta oportunidade nos mostrou que existem outras possibilidades para se explorar o espaço geográfico que nos permitem observações distintas de um trabalho de campo presencial. Assim, esta proposta de campo virtual é fruto de um esforço coletivo de discentes e docentes gerando um rico acervo que encontra-se disponível para o acesso de todos.

Cordialmente, 

Equipe organizadora.